sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Monteiro Lobato: "Venci a depressão fazendo os cursos do CRAS"


Dar um novo significado para a vida não é uma tarefa fácil, ainda mais quando entramos na terceira idade, um momento de descobertas e desafios para muitos. Pensando nisso, o Centro de Referência em Assistência Social de Monteiro Lobato (CRAS), vem promovendo desde 2017 o projeto “Vida Ativa”, um grupo de convivência direcionado para mulheres da terceira idade e que contam com atividades artesanais, recreativas e rodas de conversas.
Foi isso que chamou a atenção de Neidy Rosângela Alvarenga, aposentada de 60 anos, moradora de Monteiro Lobato. Após o falecimento do marido, ela desenvolveu um quadro depressivo e não sabia como preencher a nova rotina. O convite para participar dos cursos ocorreu por meio da professora de artesanato, Rose Dias, que a incentivou em ingressar nas atividades do grupo. “Eu venci a depressão fazendo os cursos do CRAS. Tive a oportunidade de fazer artesanato, bordados e peças em feltro. É uma verdadeira terapia estar com todas as participantes e se sentir produtiva”, diz Neidy que já é uma das integrantes mais assíduas do projeto. 
Neidy Alvarenga durante as oficinas de artesanato do CRAS.

Trabalhos coletivos: Assim como Neidy, as demais mulheres que compõem o projeto “Vida Ativa” possuem idade entre 60 até 80 anos. Elas produzem diferentes segmentos de artesanatos. Os trabalhos ficam para elas mesmas e também podem ser comercializados, gerando renda extra na economia doméstica. Todo material utilizado nos cursos é gratuito.
De acordo com o coordenador do CRAS, Alexandre Nunes Barbedo, o projeto “Vida Ativa” é um diferencial para a vida de muitas mulheres e que é refletido também em ações positivas na comunidade: “As mulheres são muito ativas e, além dos cursos, estamos envolvendo elas em atividades e eventos na própria cidade. Elas querem agradecer o que o projeto proporciona sendo voluntárias em outras ações”, concluiu o coordenador. 
A professora de artesanato, Rose Dias, a participante Neidy Alvarenga, e o coordenador do CRAS, Alexandre Nunes Barbedo.

Todos podem participar: O grupo de convivência da terceira idade “Vida Ativa”, se reúne uma vez por semana na sede do CRAS em Monteiro Lobato. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3979-1315. 

Todas as participantes do projeto “Vida Ativa”.
             




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALDIR BLANC: Oficinas culturais e artes audiovisuais em Monteiro Lobato

  A Prefeitura de Monteiro Lobato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga os trabalhos culturais e artísticos em atendimento d...