segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Monteiro Lobato decreta Estado de Alerta por conta das chuvas


DECRETO MUNICIPAL N. 1.722 DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018.

Declara Estado de Alerta no Município de Monteiro Lobato e dá outras providências.

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO LOBATO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município – LOM e,

CONSIDERANDO o disposto na Lei Federal n. 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC;

CONSIDERANDO o grande acúmulo de chuvas observado em todo o território do município nos últimos dias, exercendo grande impacto sobre a população lobatense;

CONSIDERANDO os transtornos que vêm sendo observados em consequência do grande volume de chuvas;

CONSIDERANDO a necessidade de organizar os serviços públicos municipais essenciais prestados pela municipalidade a população, bem como a necessidade de eventuais alterações ou interrupções decorrentes da intransitabilidade das vias vicinais;

DECRETA:

Art. 1º - Fica decretado Estado de Alerta no Município de Monteiro Lobato, por força do grande volume de chuvas acumulado nos últimos dias.

Art. 2º - Todas as Secretarias Municipais deverão permanecer mobilizadas para o atendimento de eventuais situações emergenciais que venham a ocorrer.

Art. 3º - As Secretarias Municipais de Obras, Transportes, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social deverão colocar servidores nelas lotados à disposição da Defesa Civil do Município, para auxiliar esta última na execução das ações necessárias à garantia da vida, da saúde e da integridade física dos munícipes em situação de risco em decorrência das chuvas.

Parágrafo único – Os servidores de que trata o caput ficarão à disposição da Defesa Civil do Município em quantidade e pelo período necessário ao enfrentamento das situações de risco.

Art. 4º - A Defesa Civil do Município, em parceria com as demais Secretarias Municipais deverão adotar todas as medidas necessárias destinadas à garantia da vida, da saúde e da integridade física dos munícipes em situação de risco em decorrência das chuvas.

Art. 5º - A Administração Municipal deverá buscar, através de meios de publicidade próprios, bem como através de contatos com os veículos privados de comunicação, a colaboração da população com as medidas destinadas à consecução dos objetivos previstos neste Decreto Municipal, em especial sobre a necessidade das pessoas que se encontram em imóveis ou locais em situação de risco de desocuparem-nos imediatamente.

Art. 6º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser encaminhado a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para análise e homologação.
Monteiro Lobato/SP, 26 de novembro de 2018.

DANIELA DE CÁSSIA SANTOS BRITO
Prefeita Municipal

Publicado e registrado no Setor Administrativo e afixado em local próprio e de costume dessa Prefeitura, data supra.

PRISCILA MARIA MEDEIROS DIAS MAGALHÃES
Secretária Municipal de Administração

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Monteiro Lobato realiza Simulado de Inundação no sábado

Treinamento ocorrerá neste sábado, 24 de novembro, e mobilizará o município em ações de segurança e prevenção contra enchentes

A cidade de Monteiro Lobato, sediará no dia 24 de novembro (sábado), às 10h, o I Simulado de Abandono Emergencial de Área de Inundação, com a participação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e representantes da Defesa Civil de todo o Vale do Paraíba. Trata-se de uma ação de extrema importância para garantir a segurança dos moradores em situações de risco, como alagamentos e abandono de residências.
O local: A simulação da situação de risco ocorrerá no Jardim Iracema, área central de Monteiro Lobato. O local, com aproximadamente 50 residências, está às margens do Rio Buquira e possui um histórico de problemas ocasionados por enchentes nos períodos chuvosos. Em Janeiro de 2018, a área foi alagada e os residentes tiveram que abandonar as casas. O treinamento servirá para orientar a população sobre as medidas corretas de prevenção e segurança, como também, preparar os membros da Defesa Civil local, voluntários e representantes do Poder Público nas ações de atendimento aos cidadãos.
Como vai ocorrer? A Simulação será conduzida como se fosse uma situação real de inundação. Serão utilizados procedimentos de salva-vidas no Rio Buquira e atendimentos de resgate.  Desta forma, os moradores da área de risco serão conduzidos pelos agentes da Defesa Civil para um abrigo organizado na escola estadual do município. As famílias serão orientadas a levar objetos de extrema necessidade: (documentos e peças básicas de roupas). Além dos animais de estimação.  Na escola, ocorrerá o acolhimento das famílias com alimentação, atividades recreativas e ações de conscientização.   
Importância da ação: Para o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador regional da Defesa Civil do Estado de São Paulo, capitão PM Antônio Carlos Bernardes, a ação é de extrema importância para o fortalecimento da cultura de prevenção, focada na redução de riscos de desastres e danos ao bem-estar humano: “Todos nós lidamos com vidas. Quanto mais preparados estivermos, menos danos nós teremos”, disse o comandante que será responsável pelo treinamento no município lobatense, juntamente com o apoio do coordenador regional Adjunto da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Wander Vieira.
Cidades Resilientes: Além de possibilitar medidas de segurança em situações de risco, o treinamento também está alinhado com o movimento "Construindo Cidades Resilientes" que foi lançada internacionalmente em 2010, pelas Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres - UNISDR/ONU. 

Equipes da Defesa Civil e Prefeitura Municipal mobilizadas para a ação. 

Treinamento da equipe de saúde em salvamento aquático. 

Treinamento da equipe de saúde em salvamento aquático. 


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Monteiro Lobato


Vacina gratuita será distribuída com o objetivo de proteger os animais contra a raiva

A Secretaria de Saúde de Monteiro Lobato, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciaram no dia 13 de novembro a “Campanha Itinerante de Vacinação Antirrábica Animal”. A ação ocorre até o dia 15 de dezembro e vai percorrer todos os bairros do município, de casa em casa, beneficiando cães e gatos.  

O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana e outras doenças.

As vacinas são gratuitas. Confira no cronograma as datas e os locais beneficiados.

Cronograma de vacinação (sujeita a alterações):

Quinta-feira (22/11):
Trabiju/P. Branca/ São Gotardo/Picapau Amarelo/ Serrinha/ Km 5

Sexta-feira (23/11):
Trabiju /Pedra Branca/ São Gotardo/Picapau Amarelo/ Serrinha/ Km 5

Sábado (24/11):
Jardim Morada do Sol/Jardim Iracema / Centro/ Vila São Sebastião / Alpes do Buquira /Vila Esperança/ Jardim Alvorada

Segunda-feira (26/11):
Trabiju /P. Branca/ São Gotardo/Picapau Amarelo/ Serrinha/ Km 5

Terça-feira (27/11):
Trabiju /Pedra Branca/ São Gotardo/Pica Pau/ Serrinha/ Km 5

Quarta-feira (28/11):
Taquari/ Ponte Preta/ Descoberto

Quinta-feira (29/11):
Taquari/ Ponte Preta/ Descoberto

Sexta-feira (30/11):
Taquari/ Ponte Preta/ Descoberto

Sábado (01/12):
Bairro do Souza

Segunda-feira (03/12):
Taquari/ Ponte Preta/ Descoberto

Terça-feira (04/12):
Rio Manso/ Vargem Alegre/ Santa Maria/ Rio do Braço

Quarta-feira (05/12):
Rio Manso/ Vargem Alegre/ Santa Maria/ Rio do Braço

Quinta-feira (06/12):
Rio Manso/ Vargem Alegre/ Santa Maria/ Rio Do Braço

Sexta-feira (07/12):
Rio Manso/ Vargem Alegre/ Santa Maria/ Rio do Braço

Sábado (08/12):
Bairro do Souza

Segunda–feira (10/12):
Bairro do Souza

Terça-feira (11/12):
Jardim Morada do Sol/ Jardim Iracema / Centro/ Vila São Sebastião/ Alpes do Buquira/ Vila Esperança/ Jardim Alvorada

Quarta-feira (12/12):
São Benedito/ Serra do São Benedito/ Machado/ Retiro/ Renó/ Santa Helena/ Matinada

Quinta-feira (13/12):
São Benedito, Serra do São Benedito, Machado, Retiro, Reno, Santa Helena e Matinada

Sexta-feira (14/12):
São Benedito/ Serra do São Benedito/ Machado/ Retiro/ Renó/ Santa Helena/ Matinada

Sábado (15/12)
São Benedito

Informações podem ser obtidas pelo telefone:
(12) 3979-1143 

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Ernesto Manzi lança livro de crônicas sobre Monteiro Lobato

Escritor de 93 anos, apresenta sua primeira obra no 9º Festival de Literatura Infantil, no domingo
A história da cidade de Monteiro Lobato contada em crônicas. É desta forma que o livro “Vila do Buquira, hoje Monteiro Lobato”, ganhou vida pelas mãos do escritor Ernesto Rosário Manzi, de 93 anos. Sua primeira obra completa será lançada no 9º Festival de Literatura Infantil, no dia 18 de novembro, domingo, às 11h da manhã.    
Sobre o escritor: A própria biografia de Ernesto Manzi se confunde com a história do município lobatense. Ele é irmão de Caetano Manzi Sobrinho, um dos responsáveis pela emancipação política de Monteiro Lobato e ex-prefeito nos períodos de 1953 até 1957 e de 1961 até 1965. É também sobrinho de Cônego Antônio Manzi, o pároco que liderou por mais de 40 anos igreja católica da cidade, tornando-se um dos principais personagens da construção da história local.
Sobre o livro: A obra “Vila do Buquira, hoje Monteiro Lobato”, conta com 114 crônicas da autoria de Manzi. Elas retratam, em forma de relato pessoal, pessoas que fizeram a história de Monteiro Lobato, fatos e curiosidades da cidade que já foi denominada Buquira e que passou por várias transformações ao longo dos anos.  
Capa do livro. 

O livro foi editado pela Editora Uirapuru de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Monteiro Lobato. Os livros poderão ser adquiridos no dia do lançamento e durante a feira literária que ocorrerá na Praça Deputado Cunha Bueno.

SERVIÇO:
Lançamento do livro:
“Vila do Buquira, hoje Monteiro Lobato”, de Ernesto Manzi.  
Dia 18 de novembro, domingo.
Horário: 11h da manhã.
Local: Praça Cunha Bueno.
Monteiro Lobato-SP.



domingo, 11 de novembro de 2018

Zeca Baleiro é atração no 9º Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato


Cantor e compositor participará de um bate-papo musical com as crianças, no domingo

Entre os dias 12 a 18 de novembro, o município paulista de Monteiro Lobato promove o 9º Festival de Literatura Infantil, ação que visa incentivar a leitura entre as crianças e possibilitar o contato do público com os livros. Neste ano, o evento promove um tributo à poetisa Cora Coralina, com homenagens e um encontro com o escritor José Bento Monteiro Lobato, encenado pelos estudantes da cidade.

Zeca Baleiro: No domingo (18/11), às 16h30, ocorrerá um agradável bate-papo musical com o cantor e compositor maranhense, Zeca Baleiro. Ele falará com as crianças sobre a importância da leitura na infância e como a música pode transformar o gosto pelos livros. Ele também apresentará algumas de suas canções dedicadas aos pequeninos.

Conhecido por seus sucessos musicais adultos, Zeca Baleiro também possui trabalhos compostos especialmente para as crianças. E não é de hoje! O artista começou sua carreira no teatro infantil, aos 18 anos, em São Luís do Maranhão, onde fazia trilhas para os espéculos baseados nas obras de Ziraldo e Ruth Rocha. De lá pra cá, já lançou discos e livros para os pequenos, entre os destaques estão as obras “Zureta” e “O Esquimó”.  

Zeca Baleiro. 
  
Feira literária: A tradicional feira de livros já começa na sexta-feira (16/11) e vai até domingo, das 10h às 18h. As atividades ocorrem na Praça Deputado Cunha Bueno para visitantes e apaixonados por literatura. Será possível vivenciar oficinas culturais, exposição e comercialização de livros, lançamentos de obras, bate-papo com escritores, além de inúmeras atrações artísticas e musicais.

O evento é realizado pela Prefeitura de Monteiro Lobato, por meio da Secretarias de Cultura, Turismo e Educação. Todas as atividades do 9º Festival de Literatura Infantil são gratuitas. Confira abaixo a programação: 

Programação da Feira Literária:

Sexta-feira (16/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Cerimônia de abertura.
11h30: Contação de história “Tuco - O catador de Palavras”, com Miriam Cris.
13h: Lançamento do livro “Contos de Mistérios” e “Jornal pílula falante”, produzido por estudantes de Monteiro Lobato.
15h30: Barbatuques com o espetáculo “Só + um pouquinho”.
17h: Coral Cantorias de São Xico.
18h: Exibição do filme “Cora Coralina, todas as vidas”.
19h30: Espetáculo de dança NEXDT.  

Sábado (17/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Teatro "O mundo da fantasia em apuros”.
11h: “A menina e o guarda-chuva” com Diana Gerbelli .
13h20: Peça teatral: “Cora - Pedras e Flores”.
14h30: Teatro das Emílias: “Lobato e Cora”.   
15h30: Infância Memorável de Monteiro Lobato contado por Emília.
16h20: Bate-papo com o escritor Thunder Dellú.
17h: Música com Li Maria: “Eu Tô Florindo”.
18h: Show literomusical: “Quinta Estação”.

Domingo (18/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Lançamento do livro: “Vila do Buquira, Hoje Monteiro Lobato”, de Ernesto Manzi.
10h40: Bate-papo com o escritor Egídio Trambaioli.
11h: Bate-papo com a escritora Rita Elisa Seda.
13h: Coral do Instituto Pandavas.
14h: Bate-papo com o escritor Daniel Corrá.
15h: Sarau Entrelinhas - Um encontro entre Cora e Lobato – Grupo “Líricas e Prosas”.
16h30: Bate-papo musical com Zeca Baleiro.


Barbatuques prometem animar o 9º Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato


Grupo que utiliza o corpo como instrumento musical é atração na sexta-feira

Entre os dias 12 a 18 de novembro, o município paulista de Monteiro Lobato promove o 9º Festival de Literatura Infantil, ação que visa incentivar a leitura entre as crianças e possibilitar o contato do público com os livros. Neste ano, o evento promove um tributo à poetisa Cora Coralina, com homenagens e um encontro com o escritor José Bento Monteiro Lobato, encenado pelos estudantes da cidade.

Barbatuques: Na sexta-feira (16/11), às 15h30, o grupo Barbatuques realiza uma animada apresentação na Praça Deputado Cunha Bueno. O espetáculo de múltiplos sons batizado de “Só + um pouquinho”, revela uma abordagem única da música corporal através de composições feitas especialmente para as crianças. Uma viagem por sentidos, sonhos e emoções, para todas as idades.

Fundado em 1995 em São Paulo, os Barbatuques desenvolveram ao longo de sua trajetória, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos, utilizando o corpo como principal instrumento. Formado por 14 integrantes, eles percorrem o Brasil e o exterior, falando do universo infantil e as diferentes situações cotidianas vividas pelas crianças, que desencadeiam nelas experiências emocionais conflitantes, como: o medo de dormir, a insegurança com a escola, o primeiro amor, os questionamentos sobre a origem da vida. Simplesmente imperdível!

Os Barbatuques.

Feira literária: A tradicional feira de livros já começa na sexta-feira (16/11) e vai até domingo, das 10h às 18h. As atividades ocorrem na Praça Deputado Cunha Bueno, no Centro de Monteiro Lobato, para visitantes e apaixonados por literatura. Será possível vivenciar oficinas culturais, exposição e comercialização de livros, lançamentos de obras, bate-papo com escritores, além de inúmeras atrações artísticas e musicais.

O evento é realizado pela Prefeitura de Monteiro Lobato, por meio da Secretarias de Cultura, Turismo e Educação. Todas as atividades do 9º Festival de Literatura Infantil são gratuitas. Confira abaixo a programação: 

Programação da Feira Literária:

Sexta-feira (16/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Cerimônia de abertura.
11h30: Contação de história “Tuco - O catador de Palavras”, com Miriam Cris.
13h: Lançamento do livro “Contos de Mistérios” e “Jornal pílula falante”, produzido por estudantes de Monteiro Lobato.
15h30: Barbatuques com o espetáculo “Só + um pouquinho”.
17h: Coral Cantorias de São Xico.
18h: Exibição do filme “Cora Coralina, todas as vidas”.
19h30: Espetáculo de dança NEXDT.  

Sábado (17/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Teatro "O mundo da fantasia em apuros”.
11h: “A menina e o guarda-chuva” com Diana Gerbelli .
13h20: Peça teatral: “Cora - Pedras e Flores”.
14h30: Teatro das Emílias: “Lobato e Cora”.   
15h30: Infância Memorável de Monteiro Lobato contado por Emília.
16h20: Bate-papo com o escritor Thunder Dellú.
17h: Música com Li Maria: “Eu Tô Florindo”.
18h: Show literomusical: “Quinta Estação”.

Domingo (18/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Lançamento do livro: “Vila do Buquira, Hoje Monteiro Lobato”, de Ernesto Manzi.
10h40: Bate-papo com o escritor Egídio Trambaioli.
11h: Bate-papo com a escritora Rita Elisa Seda.
13h: Coral do Instituto Pandavas.
14h: Bate-papo com o escritor Daniel Corrá.
15h: Sarau Entrelinhas - Um encontro entre Cora e Lobato – Grupo “Líricas e Prosas”.
16h30: Bate-papo musical com Zeca Baleiro.


Emílias farão a festa no 9º Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato


Bonecas de pano serão as atrações principais da feira literária, no sábado

Entre os dias 12 a 18 de novembro, o município paulista de Monteiro Lobato promove o 9º Festival de Literatura Infantil, ação que visa incentivar a leitura entre as crianças e possibilitar o contato do público com os livros. Neste ano, o evento promove um tributo à poetisa Cora Coralina, com homenagens e um encontro com o escritor José Bento Monteiro Lobato, encenado pelos estudantes da cidade.

Festa das Emílias: No sábado (17/11), a partir das 14h30, as bonecas mais famosas do imaginário infantil brasileiro tomam conta da Praça Deputado Cunha Bueno. A turminha de jovens dançarinas, lideradas pela professora e coreógrafa, Cristina Monteiro, promovem uma homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, e à poetisa Cora Coralina. Um espetáculo de cores e graciosidade que só uma boneca possui.

Logo em seguida, às 15h30, a atriz, Silvia Queiroz, dará vida a uma Emília mais tagarela. Um monólogo sobre a infância de Lobato para morrer de rir, mas também se emocionar e se apaixonar ainda mais pela literatura.    

Emílias de Monteiro Lobato. 

A atriz Silvia Queiroz interpreta a boneca de pano mais famosa do Brasil. 

Feira literária: A tradicional feira de livros já começa na sexta-feira (16/11) e vai até domingo, das 10h às 18h. As atividades ocorrem na Praça Deputado Cunha Bueno, no Centro de Monteiro Lobato, para visitantes e apaixonados por literatura. Será possível vivenciar oficinas culturais, exposição e comercialização de livros, lançamentos de obras, bate-papo com escritores, além de inúmeras atrações artísticas e musicais.

O evento é realizado pela Prefeitura de Monteiro Lobato, por meio da Secretarias de Cultura, Turismo e Educação. Todas as atividades do 9º Festival de Literatura Infantil são gratuitas. Confira abaixo a programação: 

Programação da Feira Literária:

Sexta-feira (16/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Cerimônia de abertura.
11h30: Contação de história “Tuco - O catador de Palavras”, com Miriam Cris.
13h: Lançamento do livro “Contos de Mistérios” e “Jornal pílula falante”, produzido por estudantes de Monteiro Lobato.
15h30: Barbatuques com o espetáculo “Só + um pouquinho”.
17h: Coral Cantorias de São Xico.
18h: Exibição do filme “Cora Coralina, todas as vidas”.
19h30: Espetáculo de dança NEXDT.  

Sábado (17/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Teatro "O mundo da fantasia em apuros”.
11h: “A menina e o guarda-chuva” com Diana Gerbelli .
13h20: Peça teatral: “Cora - Pedras e Flores”.
14h30: Teatro das Emílias: “Lobato e Cora”.   
15h30: Infância Memorável de Monteiro Lobato contado por Emília.
16h20: Bate-papo com o escritor Thunder Dellú.
17h: Música com Li Maria: “Eu Tô Florindo”.
18h: Show literomusical: “Quinta Estação”.

Domingo (18/11)

Das 10h às 18h: Feira de Livros e oficinas culturais.
10h: Lançamento do livro: “Vila do Buquira, Hoje Monteiro Lobato”, de Ernesto Manzi.
10h40: Bate-papo com o escritor Egídio Trambaioli.
11h: Bate-papo com a escritora Rita Elisa Seda.
13h: Coral do Instituto Pandavas.
14h: Bate-papo com o escritor Daniel Corrá.
15h: Sarau Entrelinhas - Um encontro entre Cora e Lobato – Grupo “Líricas e Prosas”.
16h30: Bate-papo musical com Zeca Baleiro.
  

ALDIR BLANC: Oficinas culturais e artes audiovisuais em Monteiro Lobato

  A Prefeitura de Monteiro Lobato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga os trabalhos culturais e artísticos em atendimento d...