sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Monteiro Lobato recebeu 30 municípios em evento de tecnologia



Novos modelos de gestão pública foram apresentados durante o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba

Prefeitos e gestores públicos de 30 municípios estiveram reunidos, nesta quinta-feira (18), em Monteiro Lobato, para tratar de tecnologia e a implantação das cidades inteligentes. Soluções para mobilidade, iluminação pública e diversos sistemas que possam modernizar os serviços prestados pelos governantes foram tratados durante o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Monteiro Lobato.


Pequenos municípios, grandes ações: Com 4.500 habitantes, Monteiro Lobato mostra que, independentemente do tamanho da localidade, qualquer município pode ser eficiente e um modelo para os demais ao investir em inovação. Berço da literatura infantil, a cidade desenvolve o projeto para se transformar em uma Cidade Inteligente, Humana e Encantada. “A partir do momento que você conhece a história, fica mais fácil trilhar um caminho. Dentro desse conceito, é importante destacar o que a tecnologia pode fazer para transformar a vida da população”, afirma a prefeita Daniela de Cássia Santos Brito.

O primeiro passo, conta a prefeita, foi melhorar a gestão interna e a busca por parcerias e recursos para colocar em prática projetos que facilitem a vida das pessoas. Na região, outros municípios também apostam na inovação para se desenvolver. Em Caraguatatuba, é a gestão da iluminação pública que serviu de base para implantação de 17 câmeras de segurança e internet gratuita.

Com uma rede integrada, a meta, segundo o prefeito Aguilar Júnior, é ter toda a cidade mapeada. Ele destaca novos investimentos para garantir maior controle de gestão, entre eles a aquisição de câmeras OCR, que fazem a leitura de placas. “Lançamos um edital agora de um aplicativo para conversar com a população e saber a realidade”, completa o prefeito.  

Muralha eletrônica: Santo Antônio do Pinhal é outro exemplo de pequeno município que utiliza a tecnologia para aprimorar os processos. O cercamento eletrônico, criado inicialmente para melhorar a tráfego de caminhões, vem fornecendo dados, por exemplo, para o setor comercial e de turismo.  

O prefeito, Clodomiro Júnior, conta que o sistema de monitoramento também contribuiu para a redução de crimes na cidade. “Não podemos olhar as soluções por si só. Existem milhões de possibilidades. A gente espera seguir os passos de Monteiro Lobato na questão das cidades inteligentes, mas o mais importante é a qualidade do serviço prestado”, frisou. “Precisamos inovar, adotar novos modelos de gestão e aqui certamente é o caminho para compartilhar e conhecer”, completou o prefeito de Santo Antônio do Pinhal sobre o Fórum de Cidades Digitais.

Projetos Inovadores: Durante o encontro, os municípios de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Santo Antônio do Pinhal, São Sebastião e Monteiro Lobato foram homenageados por iniciativas digitais em andamento nas localidades. De acordo com a gerente de projetos da Rede Cidade Digital, Priscila Bortolozzo Ludke, a entrega do título de Projeto Inovador tem o objetivo de valorizar as boas práticas adotadas na gestão pública. “É preciso ressaltar as ações que visam melhorar a gestão do recurso e, principalmente, impactar positivamente na vida das pessoas”, disse ela.

Confira abaixo as fotos do evento: 

Abertura do Fórum de Cidades Digitais. 

Abertura do Fórum de Cidades Digitais. 

Prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia, durante apresentação do programa CIHE 2030.

Público do evento.

Público do evento.

Marney Tadeu Antunes, Diretor Geral da EDP-SP.

Interação do público com novas tecnologias - brinquedos digitais para a educação infantil. 

Prefeito Caraguatatuba, Aguilar Júnior, sobre projetos digitais de seu governo.

Prêmio Projetos Inovadores. 


Prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Júnior, sobre tecnologia e segurança.

Apoiadores do Fórum de Cidades Digitais.

Equipe de organização de eventos da Prefeitura de Monteiro Lobato. 

Equipe Rede Cidades Digitais. 

Encerramento do evento com a apresentação das Emílias de Monteiro Lobato. 

Encerramento do evento com a apresentação das Emílias de Monteiro Lobato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALDIR BLANC: Oficinas culturais e artes audiovisuais em Monteiro Lobato

  A Prefeitura de Monteiro Lobato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga os trabalhos culturais e artísticos em atendimento d...